terça-feira, 19 de dezembro de 2017

DEMOCRACIA X RESPEITO

A própria etimologia da palavra respeito "respectus" do latim traz consigo o significado de olhar para trás, ou, olhar novamente, reconsiderar por conta de uma história. Somente reconsidera quem participa desta história. 

Na maioria das vezes quem dá maior importância para este olhar mais cuidadoso é quem tem o sentimento do amor. 

O sentimento do amor não se compara com a paixão, ou com a tristeza instantânea. O amor é uma atitude, que se constrói no dia a dia do relacionamento... Amar é construção, convivência, aceitação, suporte...

Ama quem conhece, quem ama respeita, pois uma ideia, uma história, uma vivência puxa a outra!!! 

Somos unidade diversa, não podemos realmente impor o que somos para todos, nossa fôrma é insuficiente para moldar a humanidade, agora na fôrma da existência precisamos de um espacinho para cada um de nós.

Infelizmente estamos vivendo em um momento histórico e social "democrático" onde muitas pessoas pensam ser a democracia o que lhes dá o direito de obrigar a outras pessoas a aceitarem o seu ponto de vista, ou, a sua forma de vida... 

Precisamos realmente repensar e trabalhar valores na educação (pais) e no ensino (escola) onde as pessoas sejam mais tolerantes, mais sensíveis, mais reflexivas, , e saibam conviver e dialogar com a diversidade, para que consigamos formar "huma" " unidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário